Faced: Espaço de diferença e tradição !!
PROPOSTAS
Temos três eixos que articulam os movimentos necessários para uma reconfiguração dos nossos espaços:
1. A FACED com relação à FACED (intra-perspectiva)
2. A FACED com relação à UFBA (inter-perspectiva)
3. A FACED com relação à SOCIEDADE (extra-perspectiva)
FACED-FACED
O espaço FACED é repensado conceitualmente como um espaço de formação, convivência e produção que requer ações intra-institucionais, no sentido de reorganizar o espaço físico e humano, agregando discentes, técnico-administrativos e docentes na configuração de um espaço comum que promova o bem viver de todo(a)s e cada um(a).
Nossas propostas procuram pautar ações administrativas e acadêmicas nos princípios da transparência, participação, solidariedade e respeito ao bem público. Para tanto apoiamos a criação:
- de mecanismos para assegurar a transparência financeira da administração e dos projetos de pesquisa e extensão;
- de uma dinâmica de orçamento participativo;
- de um grupo de apoio nos moldes de um conselho consultivo composto pelas categorias da comunidade FACED, bem como de representantes da comunidade civil e do estado para assessorar a administração;
- de uma comissão permanente para captação de recursos e gestão participativa de projetos que promovam o bem-comum da FACED;
- de rotina de avaliação média de consumo de materiais e serviços;
- de medidas visando à otimização e a redução de despesas de custeio e recursos públicos.
- de Projeto de Avaliação Institucional.
- gestões para construção do Prédio da FACED em Ondina, a médio prazo;
- (re)definição de gabinetes dos professores, salas de grupos e projetos de pesquisa e extensão, bem como para a representação estudantil;
- espaços de convivência e de atividades culturais e lazer, com melhor aproveitamento das áreas de circulação e do pátio;
- assegurar a execução da reforma da Biblioteca Anisio Teixeira;
- conclusão da reforma da FACED, mediante novos acordos;
- busca de soluções para o esgotamento da capacidade da rede elétrica;
- ampliação das condições de atendimento das redes digitais;
- redefinição da área e dos usos do estacionamento.
Viabilizar a construção coletiva do Projeto Pedagógico da FACED
Fortalecer os três programas de pós-graduação associados à FACED, para assegurar formação de qualidade bem como um melhor desempenho nas avaliações externas.
Dar suporte a novas iniciativas de expansão da formação pós-graduada, a começar pela discussão do Mestrado Profissional, de Cursos de especialização e aperfeiçoamento, com vistas a melhor qualificação do quadro docente das redes baianas de ensino.
Promover maior interação entre os programas de Pós-Graduação e a Graduação, grupos de pesquisa, no desenvolvimento de ações integradas no ensino, na pesquisa e na extensão, tendo em vista uma atuação mais efetiva no âmbito da Educação básica
Promover maior integração entre docentes e técnicos administrativos na composição de projetos e programas que visem à consolidação da proposta de formação na/da Faculdade.
Mediar processo de aquisição de material bibliográfico, oferecendo suportes físicos, de forma a atender as necessidades de informação das áreas de graduação, pós-graduação, pesquisa.
Criar grupo de apoio à pesquisa e extensão, com responsabilidade de:
- identificação de editais, chamadas públicas, convocatórias para projetos em campos ligados à educação, educação física, ciências naturais e difusão do conhecimento;
- suporte na preparação de orçamentos, planilhas, planos de atividades etc.;
- acompanhamento e suporte em cumprimento de prazos, prestação de contas, etc.
- apoio e fortalecimento dos eventos acadêmicos já existentes, a exemplo do SIEPE e dos demais seminários, colóquios e encontros regulares promovidos pelos diversos grupos de pesquisa;
- incorporar a apresentação das bancas de monografia no calendário, enfatizando o caráter formativo desse espaço de discussão;
- estimular a reestruturação da Revista da Faced;
- abrir canais de divulgação com outros periódicos.
FACED-UFBA
- Devolver à FACED a liderança nas decisões sobre formação de professores no âmbito da UFBA
- Ampliar a participação da FACED nas discussões sobre currículo e formação de professores no âmbito das licenciaturas da UFBA.
- Expandir as experiências exitosas em formação de professores em exercício.
- Negociação com a administração central no que diz respeito às necessidades de ampliação e qualificação do espaço físico e das ações de ensino, pesquisa e extensão da FACED.
- Investir junto ao Consuni para a criação do Instituto de Ciências do Esporte e Lazer.
- Definir junto ao Consuni a gestão da Creche da UFBA, de acordo com as exigências da Resolução 01/ 2011 do CNE, com vistas a criar novos espaços de pesquisas e de formação pedagógica.
- Fortalecer articulações inter unidades para projetos de ensino, pesquisa e extensão interdisciplinares/multirreferenciais que abranjam finalidades educativas, sociais, culturais.
- Fortalecer as ações do PIBID na FACED, a partir de rediscussão do papel da Faculdade na formação para o ensino/pesquisa.
- Buscar garantir a representação institucional da FACED em instâncias da UFBA e fora dela, fundamentada em princípios democráticos e da discussão das pautas previamente, para garantir as decisões da maioria.
FACED-SOCIEDADE
- Privilegiar a articulação com as escolas públicas dos municípios e do estado e promover ações de ensino, pesquisa e extensão, especialmente no que diz respeito à consolidação do campo profissional docente.
- Providenciar que as ações de formação de professores sejam processadas em parceria do Estado com a FACED, no sentido de partilhar o protagonismo da ação, facilitando o trânsito entre as instituições.
- Fortalecer as ações do PIBID junto ao Estado, para incremento da pesquisa sobre ensino.
- Consolidar uma política de incentivo à participação dos docentes, discentes e técnicos-adminsitrativos no âmbito de projetos nacionais e internacionais de cooperação no ensino, na pesquisa e na extensão, especialmente no que diz respeito à participação em editais e programas de âmbito nacional e internacional;
- Ampliar a capacidade de captação de recursos com a produção de projetos viáveis e financiáveis no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.
- Propor uma instância responsável por intercâmbios com outros espaços de aprendizagem - escolas, Ongs, fundações, institutos para identificação e mediação de oportunidades de estágio, primeiros contratos profissionais, desenvolvimento de projetos conjuntos integrando alunos e recém egressos.
- Estimular a formação de redes de pesquisa com países latinoamericanos e africanos para pesquisas conjuntas, intercâmbio de experiências e desenvolvimento de inovações pertinentes e significativas para o diálogo Sul-Sul;
- Estreitar laços/acordos de cooperação com universidades, institutos de pesquisa e de formação de professores em diferentes regiões do Brasil e no exterior.
- Fortalecer relações com as Associações Nacionais de Pós-Graduação e pesquisa -ANPED, ANPOF, ANPOCS -, para ações conjuntas frente a órgãos de fomento e de políticas nas áreas de educação, educação física, ciências e difusão do conhecimento
Olá!
ResponderExcluirFico muito feliz com a proposta e de saber que o sentimento por fazer acontecê-la, dentro da FACED, vem sendo alimentado ao longo de muito tempo.
Acredito que estarão na luta pela liberdade, autonomia, respeito à diversidade, construção de conhecimentos e formação crítica, bases de uma verdadeira educação, e pela força da relação ensino-pesquisa-extensão, papel da universidade.
Só posso desejar sucesso nos resultados eleitorais e ótima jornada de trabalho, na futura diretoria FACED.
Além disso, adoreeeiiii o blog!
Olá caros amigos,
ResponderExcluirFico feliz pela alegria e sonhos partilhados nesse grande momento que precede uma nova possibilidade em engendrar um futuro com mais diversidade (multiplicidade de coisas diversas) e tradição (aquilo que pode se materializar ao longo do tempo), tal como nos traz o fragmento da linda canção-tema da nossa campanha:
"Bom sonhar coisas boas que o homem faz
E esperar pelos frutos no quintal...
Assim dizendo a minha utopia eu vou levando a vida
Eu viver bem melhor
Doido prá ver meu sonho teimoso um dia se realizar".
Vejo que esta chapa traz mais possibilidades em proximidade e vínculo colaborativo com a minha atual instituição instituição de origem: a UNEB.
Um grande abraço a tod@s!
Marcos Viana Bomfim
Quando eu soube, explodi de alegria:
ResponderExcluir- Eduardo e Roseli na Direção da FACED?
Conheci e trabalhei com Eduardo na UFRB: Inventando Casa de Cultura, realizando eventos de Consciência Negra no Recôncavo, Lançando livros, na PROPAE Coordenando Políticas Afirmativas, Dando aulas públicas,apoiando Assuntos Estudantis e milhares de outras coisas. Com seu jeito manso, esse rapaz é uma oficina de idéias.
Tive a honra de conhecer e trabalhar com Roseli Sá no Projeto Irecê na FACED: Parcimoniosa, justa, responsável, incentivadora. Sempre ponderada, ajudando a delinear nossos sonhos e idealizando conosco projetos ousados e por muitos considerados impossíveis.Essa moça é um poço de sabedoria.
Eu apoio e torço pra que os alunos, professores e técnicos tenham o prazer de ter esses dois na direção de nossa FACED.
Edilene Cavalcante Maioli
Professora Adjunta do IMS/UFBA/Vitória da Conquista
Coordenadora do Curso de Psicologia