quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Chapa 1 - Mudança e Diversidade !



Faced: Espaço de diferença e tradição !!

O momento atual exige MUDANÇA na Faced. Agregar valores e experiências a esta casa significa afirmar a DIFERENÇA e promover a DIVERSIDADE. Diante da iminência de um colapso material, institucional, social, econômico, político e cultural na FACED, propomos uma gestão pública, coletiva e colaborativa, capaz de gerar diálogos e construções entre discentes, técnicos-administrativos e docentes, bem como movimentos sociais, Ongs, Produção Cultural e Artística, Espaços Virtuais de Aprendizagem, para a resolução de nossos problemas a curto, médio e longo prazo, mediante planejamento estratégico, a fim de produzir um espaço comum de convivência e produção, afável, criativo, seguro, inclusivo, ético, culturalmente diverso, politicamente participativo, economicamente viável, que promova a dignidade de todo(a)s e de cada um(a). Vemos a Faculdade de Educação como um espaço de formação humana por excelência; formação na e para a docência, na e para a pesquisa, na e para a extensão. É nosso propósito estabelecer intercâmbio de saberes e mútuo reconhecimento, permitindo que a FACED seja um espaço de formação diverso, inclusivo, acolhedor, comprometido, lúdico, responsável, integrativo, solidário e competente.


PROPOSTAS

Temos três eixos que articulam os movimentos necessários para uma reconfiguração dos nossos espaços:

1. A FACED com relação à FACED (intra-perspectiva)
2. A FACED com relação à UFBA (inter-perspectiva)
3. A FACED com relação à SOCIEDADE (extra-perspectiva)

FACED-FACED

O espaço FACED é repensado conceitualmente como um espaço de formação, convivência e produção que requer ações intra-institucionais, no sentido de reorganizar o espaço físico e humano, agregando discentes, técnico-administrativos e docentes na configuração de um espaço comum que promova o bem viver de todo(a)s e cada um(a).

Nossas propostas procuram pautar ações administrativas e acadêmicas nos princípios da transparência, participação, solidariedade e respeito ao bem público. Para tanto apoiamos a criação: 
  • de mecanismos para assegurar a transparência financeira da administração e dos projetos de pesquisa e extensão;
  • de uma dinâmica de orçamento participativo;
  • de um grupo de apoio nos moldes de um conselho consultivo composto pelas categorias da comunidade FACED, bem como de representantes da comunidade civil e do estado para assessorar a administração; 
  • de uma comissão permanente para captação de recursos e gestão participativa de projetos que promovam o bem-comum da FACED;
  • de rotina de avaliação média de consumo de materiais e serviços;
  • de medidas visando à otimização e a redução de despesas de custeio e recursos públicos.
  • de Projeto de Avaliação Institucional. 
Cuidar dos espaços de produção, convivência e circulação de modo a proporcionar um clima acolhedor, confortável, prazeroso, seguro e esteticamente agradável, priorizando:
  • gestões para construção do Prédio da FACED em Ondina, a médio prazo;
  • (re)definição de gabinetes dos professores, salas de grupos e projetos de pesquisa e extensão, bem como para a representação estudantil;
  • espaços de convivência e de atividades culturais e lazer, com melhor aproveitamento das áreas de circulação e do pátio;
  • assegurar a execução da reforma da Biblioteca Anisio Teixeira;
  • conclusão da reforma da FACED, mediante novos acordos; 
  • busca de soluções para o esgotamento da capacidade da rede elétrica;
  • ampliação das condições de atendimento das redes digitais;
  • redefinição da área e dos usos do estacionamento.
Contribuir para o fortalecimento da necessária articulação de ações dos Departamentos, Colegiados de Graduação e de Pós-Graduação, linhas e grupos de pesquisa, projetos de extensão com a finalidade de desenvolver  ações viáveis a uma maior densidade interdisciplinar nos processos de formação.


Viabilizar a construção coletiva do Projeto Pedagógico da FACED
Fortalecer os três programas de pós-graduação associados à FACED, para assegurar formação de qualidade bem como um melhor desempenho nas avaliações externas. 
Dar suporte a novas iniciativas de expansão da formação pós-graduada, a começar pela discussão do Mestrado Profissional, de Cursos de especialização e aperfeiçoamento, com vistas a melhor qualificação  do quadro docente das redes baianas de ensino.
Promover maior interação entre os programas de Pós-Graduação e a Graduação, grupos de pesquisa, no desenvolvimento de ações integradas no ensino, na pesquisa e na extensão, tendo em vista uma atuação mais efetiva no âmbito da Educação básica
Promover maior integração entre docentes e técnicos administrativos na composição de projetos e programas que visem à consolidação da proposta de formação na/da Faculdade. 
Mediar processo de aquisição de material bibliográfico, oferecendo suportes físicos, de forma a atender as necessidades de informação das áreas de graduação, pós-graduação, pesquisa.


Criar  grupo de apoio à pesquisa e extensão, com responsabilidade de: 
  • identificação de editais, chamadas públicas, convocatórias para projetos em campos ligados à educação, educação física, ciências naturais e difusão do conhecimento; 
  • suporte na preparação de orçamentos, planilhas, planos de atividades etc.;
  • acompanhamento e suporte em cumprimento de prazos, prestação de contas, etc.
Dar visibilidade à produção docente e discente da Graduação e Pós-Graduação, por meio de ações como:

  • apoio e fortalecimento dos eventos acadêmicos já existentes, a exemplo do SIEPE e dos demais seminários, colóquios e encontros regulares promovidos pelos diversos grupos de pesquisa;
  • incorporar a apresentação das bancas de monografia no calendário, enfatizando o caráter formativo desse espaço de discussão;
  • estimular a reestruturação da Revista da Faced;
  • abrir canais de divulgação com outros periódicos. 
FACED-UFBA

Administrar a FACED requer uma relação com a Reitoria, Pró-Reitorias, Conselhos e com as outras Unidades de maneira a recuperar a importância da Faculdade de Educação no âmbito da UFBA. Significa defender nossa política acadêmica com autonomia, responsabilidade e colaboração, reconquistando nosso papel de liderança nas políticas de formação.
  • Devolver à FACED a liderança nas decisões sobre formação de professores no âmbito da UFBA
  • Ampliar a participação da FACED nas discussões sobre currículo e formação de professores no âmbito das licenciaturas da UFBA.
  • Expandir as experiências exitosas em formação de professores em exercício.
  • Negociação com a administração central no que diz respeito às necessidades de ampliação e qualificação do espaço físico e das ações de ensino, pesquisa e extensão da FACED.
  • Investir junto ao Consuni para a criação do Instituto de Ciências do Esporte e Lazer.
  • Definir junto ao Consuni a gestão da Creche da UFBA, de acordo com as exigências da Resolução 01/ 2011 do CNE, com vistas a criar novos espaços de pesquisas e de formação pedagógica.
  • Fortalecer articulações inter unidades para projetos de ensino, pesquisa e extensão interdisciplinares/multirreferenciais que abranjam finalidades educativas, sociais, culturais.
  • Fortalecer as ações do PIBID na FACED, a partir de rediscussão do papel da Faculdade na formação para o ensino/pesquisa.
  • Buscar garantir a representação institucional da FACED em instâncias da UFBA e fora dela, fundamentada em princípios democráticos e da discussão das pautas previamente, para garantir as decisões da maioria.
FACED-SOCIEDADE

Apesar da organização interna (FACED-FACED; FACED-UFBA) ser fundamental para a gestão, é imprescindível a relação com as redes de educação, de pesquisa e outras redes da sociedade abrangente. A destinação política da Faculdade de Educação se dá na sua função social e no intercâmbio com as diversas comunidades de conhecimento e saber. A relação com o Estado, Movimentos Sociais, Movimentos Populares, comunidades de saberes específicos, Ongs, grupos organizados e não-organizados, grupos artísticos e culturais, enriquecem tanto a universidade quanto a sociedade na qual ela está imersa. O estreitamento das relações FACED-SOCIEDADE é o objetivo político-social que almejamos.
  • Privilegiar a articulação com as escolas públicas dos municípios e do estado e promover ações de ensino, pesquisa e extensão, especialmente no que diz respeito à consolidação do campo profissional docente. 
  • Providenciar que as ações de formação de professores sejam processadas em parceria do Estado com a FACED, no sentido de partilhar o protagonismo da ação, facilitando o trânsito entre as instituições.
  • Fortalecer as ações do PIBID junto ao Estado, para incremento da pesquisa sobre ensino.
  • Consolidar uma política de incentivo à participação dos docentes, discentes e técnicos-adminsitrativos no âmbito de projetos nacionais e internacionais de cooperação no ensino, na pesquisa e na extensão, especialmente no que diz respeito à participação em editais e programas de âmbito nacional e internacional;
  • Ampliar a capacidade de captação de recursos com a produção de projetos viáveis e financiáveis no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.
  • Propor uma instância responsável por intercâmbios com outros espaços de aprendizagem - escolas, Ongs, fundações, institutos para identificação e mediação de oportunidades de estágio, primeiros contratos profissionais, desenvolvimento de projetos conjuntos integrando alunos e recém egressos.
  • Estimular a formação de redes de pesquisa com países latinoamericanos e africanos para pesquisas conjuntas, intercâmbio de experiências e desenvolvimento de inovações pertinentes e significativas para o diálogo Sul-Sul;
  • Estreitar laços/acordos de cooperação com universidades, institutos de pesquisa e de formação de professores em diferentes regiões do Brasil e no exterior.
  •  Fortalecer relações com as Associações Nacionais de Pós-Graduação e pesquisa -ANPED, ANPOF, ANPOCS -, para ações conjuntas frente a órgãos de fomento e de políticas nas áreas de educação, educação física, ciências e difusão do conhecimento



3 comentários:

  1. Olá!

    Fico muito feliz com a proposta e de saber que o sentimento por fazer acontecê-la, dentro da FACED, vem sendo alimentado ao longo de muito tempo.

    Acredito que estarão na luta pela liberdade, autonomia, respeito à diversidade, construção de conhecimentos e formação crítica, bases de uma verdadeira educação, e pela força da relação ensino-pesquisa-extensão, papel da universidade.

    Só posso desejar sucesso nos resultados eleitorais e ótima jornada de trabalho, na futura diretoria FACED.

    Além disso, adoreeeiiii o blog!

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  2. Olá caros amigos,

    Fico feliz pela alegria e sonhos partilhados nesse grande momento que precede uma nova possibilidade em engendrar um futuro com mais diversidade (multiplicidade de coisas diversas) e tradição (aquilo que pode se materializar ao longo do tempo), tal como nos traz o fragmento da linda canção-tema da nossa campanha:
    "Bom sonhar coisas boas que o homem faz
    E esperar pelos frutos no quintal...
    Assim dizendo a minha utopia eu vou levando a vida
    Eu viver bem melhor
    Doido prá ver meu sonho teimoso um dia se realizar".

    Vejo que esta chapa traz mais possibilidades em proximidade e vínculo colaborativo com a minha atual instituição instituição de origem: a UNEB.

    Um grande abraço a tod@s!

    Marcos Viana Bomfim

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  3. Quando eu soube, explodi de alegria:
    - Eduardo e Roseli na Direção da FACED?

    Conheci e trabalhei com Eduardo na UFRB: Inventando Casa de Cultura, realizando eventos de Consciência Negra no Recôncavo, Lançando livros, na PROPAE Coordenando Políticas Afirmativas, Dando aulas públicas,apoiando Assuntos Estudantis e milhares de outras coisas. Com seu jeito manso, esse rapaz é uma oficina de idéias.

    Tive a honra de conhecer e trabalhar com Roseli Sá no Projeto Irecê na FACED: Parcimoniosa, justa, responsável, incentivadora. Sempre ponderada, ajudando a delinear nossos sonhos e idealizando conosco projetos ousados e por muitos considerados impossíveis.Essa moça é um poço de sabedoria.

    Eu apoio e torço pra que os alunos, professores e técnicos tenham o prazer de ter esses dois na direção de nossa FACED.

    Edilene Cavalcante Maioli
    Professora Adjunta do IMS/UFBA/Vitória da Conquista
    Coordenadora do Curso de Psicologia

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