segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A caminho da MULTIversidade





O laranja e o preto, o verde e o branco coloriram os corredores da FACED, num cortejo de cidadania que tomou o Auditório I numa demonstração inequívoca de participação política e compromisso pelos rumos da nossa Faculdade. Um só ambiente, muitos corações. Todos, entretanto, pulsavam pela FACED. O clima de participação tingiu com suas cores o exercício da cidadania. Os contornos do debate foram delimitados por respeito mútuo e qualidade argumentativa. A efervescência política do momento deu sinais de que estamos encontrando outros caminhos para nossa comunidade acadêmica.
No mosaico da democracia que se está construindo, o laranja e o preto tiveram seu realce. Finalmente as diferenças foram explicitadas e os tons marcantes da diversidade tomaram seu lugar. Neste arco-íris, nossas propostas fizeram a diferença . Recuperar a liderança da FACED na formação de professores, promover a diversidade com a afirmação da diferença a partir de políticas da equidade, entrelaçar subjetividade com compromisso coletivo, tradição e história com inovação e mudança, pintaram a aquarela desta faculdade com as matizes da inclusão, da ética, explicitando propostas específicas para discentes, técnico-adminstrativos, docentes;  mas, além desses segmentos genericamente anunciados, tratamos de políticas específicas para mulheres, negros(as), indígenas, pessoas com deficiência numa verdadeira estética da con-vivência, convictos que, se queremos promover a equidade, necessitamos pensar políticas específicas na MULTIversidade que se institui a partir da voz e da ação de homens e mulheres que lhe dão corpo.
Acreditamos que o discurso generalizante da igualdade para todos encobre as desigualdades que recaem sobre os diferentes. Criar mecanismos para a escuta e a transformação das propostas de cada segmento em políticas conseqüentes é a ponte para a gestão participativa e colaborativa com a qual nos comprometemos.  Sob o signo da diversidade, queremos promover a alegria e a superação dos problemas comuns e o enfrentamento das questões específicas. Uma diferença, aliada a outra, e a outra, e a outra não pulveriza, mas potencializa o exercício da cidadania.
Agradecemos a convivência, especialmente agradecemos a COMUNIDADE-FACED pela intensa participação no processo de escolha da direção , pois foi ela, verdadeiramente, a protagonista nesse processo. Um artista coletivo! Motivo e destino de nossa ação. Façamos da Faculdade de Educação um espaço de DIFERENÇA!
Se você quer fazer a diferença, vote CHAPA 1
25 - 26 de Outubro na FACED

7 comentários:

  1. Nós, Docentes da UNEB e discentes do Doutorado em Educação e do Doutorado em Difusão do Conhecimento, apoiamos a candidatura de Roseli Sá e Eduardo Oliveira para a direção da Faculdade de Educação – FACED/UFBA, pela identificação com os princípios que pautam sua proposta, nas diferentes dimensões que a configuram : estética, (in)formativa, política, social, ética etc, e que caracterizam o verdadeiro compromisso com a MULTIversidade que buscamos para a Universidade Pública.
    Kathia Marise Sales, Marcus Túlio Pinheiro, Jader Albuquerque, Mary Valda Sales, Emanuel dos Santos Nonato e Roberto Monteiro

    ResponderExcluir
  2. CHAPA 1

    Mudança, Diversidade, Tradição e EMOÇÃO!
    Sim, Emoção (Ação)... Chapa que acolhe, que ensina aprendendo o que é Política de Inclusão, de Respeito, de Diversidade!
    Chapa que traz na pele a História Afrobrasileira... que Inclui... que pensa e faz junto com todos que compõem a Faced!

    Uma Nova Faced Já!

    Um é sempre mais que Um!

    E a Chapa 1 é Sempre Mais que Um!

    ResponderExcluir
  3. Partilho da prática do trabalho colaborativo e da articulação em rede [inter e intra institucional], e a Chapa 1, na sucessão departamental na FACED/UFBA, só vem fortalecer essas parcerias!
    Sabemos da necessidade de potencializar essas e outras iniciativas. Assim, ter Roseli e Eduardo como parceiros e pares para isso em muito me alegra!

    ResponderExcluir
  4. Como estudante estrangeira do Doutorado DMMDC estou muito feliz de encontrar na FACED um clima de participação e compromisso com a educação. Encontro nas propostas da CHAPA 1 possibilidades que permitem pensar o sentido da educação e o papel do professor hoje. Depois de participar nesta campanha acredito que é possível imaginar um mundo distinto.
    Ana Claudia Rozo, estudante Colombiana

    ResponderExcluir
  5. A maneira de fazer já é o próprio conteúdo! E isso faz a diferença. O debate dos candidatos acabou hoje, mas ainda há tempo para incentivar e dialogar com nossos colegas. Forte abraço, sucesso para tod@s nós, confiante na vitória da chapa 1! Vitória já revelada no próprio processo de mobilização, participação e discussão pública. Coisa nunca vista antes na Faced. Parabéns a tod@s e sigamos adiante!

    ResponderExcluir
  6. A cada movimento dessa chapa uma nova emoção... Tenho me sentido emocionada com tamanha monção de toda a campanha... intensa, produtiva, instigante e mobilizadora.
    Amanhã, estarei depositando meu voto consciente e confiante na CHAPA 1.

    ResponderExcluir