O laranja e o preto, o verde e o branco coloriram os corredores da FACED, num cortejo de cidadania que tomou o Auditório I numa demonstração inequívoca de participação política e compromisso pelos rumos da nossa Faculdade. Um só ambiente, muitos corações. Todos, entretanto, pulsavam pela FACED. O clima de participação tingiu com suas cores o exercício da cidadania. Os contornos do debate foram delimitados por respeito mútuo e qualidade argumentativa. A efervescência política do momento deu sinais de que estamos encontrando outros caminhos para nossa comunidade acadêmica.
No mosaico da democracia que se está construindo, o laranja e o preto tiveram seu realce. Finalmente as diferenças foram explicitadas e os tons marcantes da diversidade tomaram seu lugar. Neste arco-íris, nossas propostas fizeram a diferença . Recuperar a liderança da FACED na formação de professores, promover a diversidade com a afirmação da diferença a partir de políticas da equidade, entrelaçar subjetividade com compromisso coletivo, tradição e história com inovação e mudança, pintaram a aquarela desta faculdade com as matizes da inclusão, da ética, explicitando propostas específicas para discentes, técnico-adminstrativos, docentes; mas, além desses segmentos genericamente anunciados, tratamos de políticas específicas para mulheres, negros(as), indígenas, pessoas com deficiência numa verdadeira estética da con-vivência, convictos que, se queremos promover a equidade, necessitamos pensar políticas específicas na MULTIversidade que se institui a partir da voz e da ação de homens e mulheres que lhe dão corpo.
Acreditamos que o discurso generalizante da igualdade para todos encobre as desigualdades que recaem sobre os diferentes. Criar mecanismos para a escuta e a transformação das propostas de cada segmento em políticas conseqüentes é a ponte para a gestão participativa e colaborativa com a qual nos comprometemos. Sob o signo da diversidade, queremos promover a alegria e a superação dos problemas comuns e o enfrentamento das questões específicas. Uma diferença, aliada a outra, e a outra, e a outra não pulveriza, mas potencializa o exercício da cidadania.
Agradecemos a convivência, especialmente agradecemos a COMUNIDADE-FACED pela intensa participação no processo de escolha da direção , pois foi ela, verdadeiramente, a protagonista nesse processo. Um artista coletivo! Motivo e destino de nossa ação. Façamos da Faculdade de Educação um espaço de DIFERENÇA!
Se você quer fazer a diferença, vote CHAPA 1
25 - 26 de Outubro na FACED