segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A caminho da MULTIversidade





O laranja e o preto, o verde e o branco coloriram os corredores da FACED, num cortejo de cidadania que tomou o Auditório I numa demonstração inequívoca de participação política e compromisso pelos rumos da nossa Faculdade. Um só ambiente, muitos corações. Todos, entretanto, pulsavam pela FACED. O clima de participação tingiu com suas cores o exercício da cidadania. Os contornos do debate foram delimitados por respeito mútuo e qualidade argumentativa. A efervescência política do momento deu sinais de que estamos encontrando outros caminhos para nossa comunidade acadêmica.
No mosaico da democracia que se está construindo, o laranja e o preto tiveram seu realce. Finalmente as diferenças foram explicitadas e os tons marcantes da diversidade tomaram seu lugar. Neste arco-íris, nossas propostas fizeram a diferença . Recuperar a liderança da FACED na formação de professores, promover a diversidade com a afirmação da diferença a partir de políticas da equidade, entrelaçar subjetividade com compromisso coletivo, tradição e história com inovação e mudança, pintaram a aquarela desta faculdade com as matizes da inclusão, da ética, explicitando propostas específicas para discentes, técnico-adminstrativos, docentes;  mas, além desses segmentos genericamente anunciados, tratamos de políticas específicas para mulheres, negros(as), indígenas, pessoas com deficiência numa verdadeira estética da con-vivência, convictos que, se queremos promover a equidade, necessitamos pensar políticas específicas na MULTIversidade que se institui a partir da voz e da ação de homens e mulheres que lhe dão corpo.
Acreditamos que o discurso generalizante da igualdade para todos encobre as desigualdades que recaem sobre os diferentes. Criar mecanismos para a escuta e a transformação das propostas de cada segmento em políticas conseqüentes é a ponte para a gestão participativa e colaborativa com a qual nos comprometemos.  Sob o signo da diversidade, queremos promover a alegria e a superação dos problemas comuns e o enfrentamento das questões específicas. Uma diferença, aliada a outra, e a outra, e a outra não pulveriza, mas potencializa o exercício da cidadania.
Agradecemos a convivência, especialmente agradecemos a COMUNIDADE-FACED pela intensa participação no processo de escolha da direção , pois foi ela, verdadeiramente, a protagonista nesse processo. Um artista coletivo! Motivo e destino de nossa ação. Façamos da Faculdade de Educação um espaço de DIFERENÇA!
Se você quer fazer a diferença, vote CHAPA 1
25 - 26 de Outubro na FACED

sábado, 22 de outubro de 2011

DIFERENÇA E TRADIÇÃO


DIFERENÇA E TRADIÇÃO foi o tema de nossa segunda aula aberta, com a profa. Teresinha Fróes Burnham e o prof. Eduardo Oliveira. A apresentação contou com a participação de um número importante de assistentes, apesar do forte aguaceiro que quase paralisou a cidade.  O patio da FACED lotado e o entusiasmo dos presentes fortaleceram a dinâmica do debate. Os aportes de Teresinha em relação à importância de se reconhecer a diferença nos processos de construção de conhecimento como bem público, a tradição como herança de nossa história, bem como a inclusão do novo no processo de (re)construção da tradição, no movimento de mudanças e permanências na história foram abordados como aspectos que precisam ser considerados na Educação hoje. A aula foi uma festa à semeadura das propostas da Chapa 1 e como ato simbólico foram plantadas sementes de girassóis e ideias dos/as participantes (registradas em folhas verdes)  sobre compromisos para "fazer florescer a FACED" com DIFERENÇA e TRADICÃO.


AULA ABERTA: DIFERENÇA E TRADIÇÃO. Professora Teresinha Fróes Burnham

Apresentação

http://www.slideshare.net/paula_moreiras/aula-aberta-diferenca-e-tradicao

Aula aberta: Mudança e Diversidade

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

AULA ABERTA: MUDANÇA E DIVERSIDADE,



A aula aberta: MUDANÇA E DIVERSIDADE, com o prof.  Dr. Dante Galeffi  e a profa. Dra. Roseli de Sá, foi um verdadeiro acontecimento. Com a sala de aula abarrotada, a reflexão filosófica sobre o devir, foi um exemplo de aula inspirada e competente, com rigor epistemológico e apresentação estética impecável. A audiência transformou a aula num espetáculo de cidadania e participação, sugerindo, questionando, pensando junto, dialogando com. A aula metamorfoseou-se numa Instalação, onde todos fizeram questão de mostrar sua adesão por uma  FACED diversa,inclusiva, divertida, comprometida, competente e bela. Pelos corredores, espalhados pelo chão, havia tecidos onde os participantes, com os pés imantados de tinta laranja e preta, gravaram sua marca pessoal , caminhando  sobre o pano, formando um verdadeiro cortejo pela MUDANÇA e pela DIVERSIDADE!


AULA ABERTA: MUDANÇA E DIVERSIDADE. Professor DANTE GALEFFI
Apresentação

http://www.slideshare.net/paula_moreiras/mudana-e-diversidade-danteroseli


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Coração Civil / Milton Nacimento - Diferença e Tradição !!


Chapa 1 - Mudança e Diversidade !



Faced: Espaço de diferença e tradição !!

O momento atual exige MUDANÇA na Faced. Agregar valores e experiências a esta casa significa afirmar a DIFERENÇA e promover a DIVERSIDADE. Diante da iminência de um colapso material, institucional, social, econômico, político e cultural na FACED, propomos uma gestão pública, coletiva e colaborativa, capaz de gerar diálogos e construções entre discentes, técnicos-administrativos e docentes, bem como movimentos sociais, Ongs, Produção Cultural e Artística, Espaços Virtuais de Aprendizagem, para a resolução de nossos problemas a curto, médio e longo prazo, mediante planejamento estratégico, a fim de produzir um espaço comum de convivência e produção, afável, criativo, seguro, inclusivo, ético, culturalmente diverso, politicamente participativo, economicamente viável, que promova a dignidade de todo(a)s e de cada um(a). Vemos a Faculdade de Educação como um espaço de formação humana por excelência; formação na e para a docência, na e para a pesquisa, na e para a extensão. É nosso propósito estabelecer intercâmbio de saberes e mútuo reconhecimento, permitindo que a FACED seja um espaço de formação diverso, inclusivo, acolhedor, comprometido, lúdico, responsável, integrativo, solidário e competente.


PROPOSTAS

Temos três eixos que articulam os movimentos necessários para uma reconfiguração dos nossos espaços:

1. A FACED com relação à FACED (intra-perspectiva)
2. A FACED com relação à UFBA (inter-perspectiva)
3. A FACED com relação à SOCIEDADE (extra-perspectiva)

FACED-FACED

O espaço FACED é repensado conceitualmente como um espaço de formação, convivência e produção que requer ações intra-institucionais, no sentido de reorganizar o espaço físico e humano, agregando discentes, técnico-administrativos e docentes na configuração de um espaço comum que promova o bem viver de todo(a)s e cada um(a).

Nossas propostas procuram pautar ações administrativas e acadêmicas nos princípios da transparência, participação, solidariedade e respeito ao bem público. Para tanto apoiamos a criação: 
  • de mecanismos para assegurar a transparência financeira da administração e dos projetos de pesquisa e extensão;
  • de uma dinâmica de orçamento participativo;
  • de um grupo de apoio nos moldes de um conselho consultivo composto pelas categorias da comunidade FACED, bem como de representantes da comunidade civil e do estado para assessorar a administração; 
  • de uma comissão permanente para captação de recursos e gestão participativa de projetos que promovam o bem-comum da FACED;
  • de rotina de avaliação média de consumo de materiais e serviços;
  • de medidas visando à otimização e a redução de despesas de custeio e recursos públicos.
  • de Projeto de Avaliação Institucional. 
Cuidar dos espaços de produção, convivência e circulação de modo a proporcionar um clima acolhedor, confortável, prazeroso, seguro e esteticamente agradável, priorizando:
  • gestões para construção do Prédio da FACED em Ondina, a médio prazo;
  • (re)definição de gabinetes dos professores, salas de grupos e projetos de pesquisa e extensão, bem como para a representação estudantil;
  • espaços de convivência e de atividades culturais e lazer, com melhor aproveitamento das áreas de circulação e do pátio;
  • assegurar a execução da reforma da Biblioteca Anisio Teixeira;
  • conclusão da reforma da FACED, mediante novos acordos; 
  • busca de soluções para o esgotamento da capacidade da rede elétrica;
  • ampliação das condições de atendimento das redes digitais;
  • redefinição da área e dos usos do estacionamento.
Contribuir para o fortalecimento da necessária articulação de ações dos Departamentos, Colegiados de Graduação e de Pós-Graduação, linhas e grupos de pesquisa, projetos de extensão com a finalidade de desenvolver  ações viáveis a uma maior densidade interdisciplinar nos processos de formação.


Viabilizar a construção coletiva do Projeto Pedagógico da FACED
Fortalecer os três programas de pós-graduação associados à FACED, para assegurar formação de qualidade bem como um melhor desempenho nas avaliações externas. 
Dar suporte a novas iniciativas de expansão da formação pós-graduada, a começar pela discussão do Mestrado Profissional, de Cursos de especialização e aperfeiçoamento, com vistas a melhor qualificação  do quadro docente das redes baianas de ensino.
Promover maior interação entre os programas de Pós-Graduação e a Graduação, grupos de pesquisa, no desenvolvimento de ações integradas no ensino, na pesquisa e na extensão, tendo em vista uma atuação mais efetiva no âmbito da Educação básica
Promover maior integração entre docentes e técnicos administrativos na composição de projetos e programas que visem à consolidação da proposta de formação na/da Faculdade. 
Mediar processo de aquisição de material bibliográfico, oferecendo suportes físicos, de forma a atender as necessidades de informação das áreas de graduação, pós-graduação, pesquisa.


Criar  grupo de apoio à pesquisa e extensão, com responsabilidade de: 
  • identificação de editais, chamadas públicas, convocatórias para projetos em campos ligados à educação, educação física, ciências naturais e difusão do conhecimento; 
  • suporte na preparação de orçamentos, planilhas, planos de atividades etc.;
  • acompanhamento e suporte em cumprimento de prazos, prestação de contas, etc.
Dar visibilidade à produção docente e discente da Graduação e Pós-Graduação, por meio de ações como:

  • apoio e fortalecimento dos eventos acadêmicos já existentes, a exemplo do SIEPE e dos demais seminários, colóquios e encontros regulares promovidos pelos diversos grupos de pesquisa;
  • incorporar a apresentação das bancas de monografia no calendário, enfatizando o caráter formativo desse espaço de discussão;
  • estimular a reestruturação da Revista da Faced;
  • abrir canais de divulgação com outros periódicos. 
FACED-UFBA

Administrar a FACED requer uma relação com a Reitoria, Pró-Reitorias, Conselhos e com as outras Unidades de maneira a recuperar a importância da Faculdade de Educação no âmbito da UFBA. Significa defender nossa política acadêmica com autonomia, responsabilidade e colaboração, reconquistando nosso papel de liderança nas políticas de formação.
  • Devolver à FACED a liderança nas decisões sobre formação de professores no âmbito da UFBA
  • Ampliar a participação da FACED nas discussões sobre currículo e formação de professores no âmbito das licenciaturas da UFBA.
  • Expandir as experiências exitosas em formação de professores em exercício.
  • Negociação com a administração central no que diz respeito às necessidades de ampliação e qualificação do espaço físico e das ações de ensino, pesquisa e extensão da FACED.
  • Investir junto ao Consuni para a criação do Instituto de Ciências do Esporte e Lazer.
  • Definir junto ao Consuni a gestão da Creche da UFBA, de acordo com as exigências da Resolução 01/ 2011 do CNE, com vistas a criar novos espaços de pesquisas e de formação pedagógica.
  • Fortalecer articulações inter unidades para projetos de ensino, pesquisa e extensão interdisciplinares/multirreferenciais que abranjam finalidades educativas, sociais, culturais.
  • Fortalecer as ações do PIBID na FACED, a partir de rediscussão do papel da Faculdade na formação para o ensino/pesquisa.
  • Buscar garantir a representação institucional da FACED em instâncias da UFBA e fora dela, fundamentada em princípios democráticos e da discussão das pautas previamente, para garantir as decisões da maioria.
FACED-SOCIEDADE

Apesar da organização interna (FACED-FACED; FACED-UFBA) ser fundamental para a gestão, é imprescindível a relação com as redes de educação, de pesquisa e outras redes da sociedade abrangente. A destinação política da Faculdade de Educação se dá na sua função social e no intercâmbio com as diversas comunidades de conhecimento e saber. A relação com o Estado, Movimentos Sociais, Movimentos Populares, comunidades de saberes específicos, Ongs, grupos organizados e não-organizados, grupos artísticos e culturais, enriquecem tanto a universidade quanto a sociedade na qual ela está imersa. O estreitamento das relações FACED-SOCIEDADE é o objetivo político-social que almejamos.
  • Privilegiar a articulação com as escolas públicas dos municípios e do estado e promover ações de ensino, pesquisa e extensão, especialmente no que diz respeito à consolidação do campo profissional docente. 
  • Providenciar que as ações de formação de professores sejam processadas em parceria do Estado com a FACED, no sentido de partilhar o protagonismo da ação, facilitando o trânsito entre as instituições.
  • Fortalecer as ações do PIBID junto ao Estado, para incremento da pesquisa sobre ensino.
  • Consolidar uma política de incentivo à participação dos docentes, discentes e técnicos-adminsitrativos no âmbito de projetos nacionais e internacionais de cooperação no ensino, na pesquisa e na extensão, especialmente no que diz respeito à participação em editais e programas de âmbito nacional e internacional;
  • Ampliar a capacidade de captação de recursos com a produção de projetos viáveis e financiáveis no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.
  • Propor uma instância responsável por intercâmbios com outros espaços de aprendizagem - escolas, Ongs, fundações, institutos para identificação e mediação de oportunidades de estágio, primeiros contratos profissionais, desenvolvimento de projetos conjuntos integrando alunos e recém egressos.
  • Estimular a formação de redes de pesquisa com países latinoamericanos e africanos para pesquisas conjuntas, intercâmbio de experiências e desenvolvimento de inovações pertinentes e significativas para o diálogo Sul-Sul;
  • Estreitar laços/acordos de cooperação com universidades, institutos de pesquisa e de formação de professores em diferentes regiões do Brasil e no exterior.
  •  Fortalecer relações com as Associações Nacionais de Pós-Graduação e pesquisa -ANPED, ANPOF, ANPOCS -, para ações conjuntas frente a órgãos de fomento e de políticas nas áreas de educação, educação física, ciências e difusão do conhecimento



Chapa 1 - Mudança e Diversidade - CONVIDA

AGENDA DE CAMPANHA !!


20/10/2011 - quinta-feira:

10 às 11:00h. 
Aula Aberta: Mudança e Diversidade
Local : Sala 10, FACED.
       
Dante Galeffi e Roseli de Sá
21/10/2011 – sexta-feira:

10 às 11:00h.
Aula Aberta: Diferença e Tradição


11:00h.
Canteiro: Plante sua Idéia
Local: Pátio da FACED

Teresinha Fróes e Eduardo Oliveira

Faça florescer a FACED que queremos !!
VOTE CHAPA    1  
Outubro 25 - 26  FACED